sábado, 12 de setembro de 2009

tividde do TP3

Motivação: Como a atividade pedia que os alunos a exemplo da biografia de Carlos Drummond de Andrade que se encontra no TP3, página 19, resolvi que os alunos seguirão as pegadas do autor até uma outra sala onde não há aula pela parte da tarde, estas pegadas serão colocadas no chão e teriam informações biográficas e fotografias do mesmo. Nesta nova sala serão espalhadas pelas paredes poesias de autoria de Drummond. Já pelo tapete, serão espalhados livros de vários autores diferentes que contenham suas biografias em orelhas ou capas. Darei aos alunos algum tempo para que leiam algumas poesias e prosseguirei com a atividade proposta que consiste em eles escreverem suas próprias biografias.
Memória da aula __/__/___: Tudo aconteceu como o planejado, os alunos saíram da sala de aula em que tem aula normalmente andando tranquilamente, alguns perceberam os pés no chão mostraram para quem não havia percebido, outros se ativeram muito as foros e ao que estava escrito nos pés outros nem tanto. Ao chegarem na porta da outra sala de aula que estava preparada pedi eu aos alunos que esperassem para que entrássemos todos juntos e que lessem as poesias bem como os livros que estavam sobre o tapete. Decorrido algum tempo tomei a atenção novamente para mim e li a biografia de Carlos Drummond como note que essa aula estava quase no final apenas pedi que os alunos lessem nos livros que estavam sobre o tapete textos que se assemelhassem com aquele que havia acabado e ler, também perguntei aos mesmos de que tipo de texto se tratava todos conseguiram identificar como uma biografia o tipo de texto lido. Quando pedi que escrevessem as biografias deles eles deram a sugestão de escreverem as biografias de suas mães já que a data comemorativa se aproximava e não haveria homenagem para as mesmas na escola. Desta forma os alunos pesquisariam sobre as suas mães para que escrevessem a biografia delas na próxima aula.
Memória da aula __/__/__: Retomei o texto debati com os alunos como deveríamos escrever aquele gênero textual então conferimos as pesquisas feitas pelos alunos e o restante do tempo foi dado para que os alunos escrevessem as biografias das mães tentei propor que essa biografia se transformasse em um cartão mas não vi interesse da turma e não realizamos a confecção dos cartões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário